quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Em Brasília, Pollyana defende projeto que desonera
Fundeb das Despesas Correntes dos Municípios


BRASÍLIA/DF

Hoje, em Brasília/DF, dedico meu tempo ao detalhamento de uma proposta que oferecemos em 2006 ao Congresso Nacional, por meio do então Senador Osmar Dias – anteprojeto de lei PLS 265/2008 – que visa regularizar a questão envolvendo o FUNDEB e a Lei de Responsabilidade Fiscal, com o intuito de desonerar os recursos do FUNDEB das Despesas Correntes Líquidas dos Municípios brasileiros.

O projeto já havia recebido parecer favorável pela Comissão de Educação do Senado Federal e, agora, se encontra na Comissão de Assuntos Econômicos aguardando a realização de audiências públicas. O texto recebeu parecer contrário daquela Comissão. Por conta disso, estamos detalhando o projeto com a assessoria do Senador Valdir Raupp, levantando documentos que possam complementar o estudo (fundamentar a contra-argumentação) para acelerar o processo.

Vamos buscar apoio da Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil, na pessoa do presidente Dr Arnaldo de Lima.

Abaixo, compartilho o ofício entregue ao Senador Valdir Raupp, no dia de ontem:


Of.Pol. 300/2012




Taubaté, aos 27 de novembro de 2012.



Excelentíssimo Senhor,

Com nossos cordiais cumprimentos, vimos pelo presente expor e requerer o que segue:

No ano de 2006 encaminhamos uma consulta ao Conselho Nacional de Educação acerca das limitações impostas pela Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), no tocante as despesas com pessoal com reflexos na remuneração dos profissionais do magistério.

Diante do Relatório do Conselho Nacional de Educação, aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica, tomamos a iniciativa de elaborar um anteprojeto de lei e encaminhar ao Deputado Federal Arnaldo Jardim que apresentou ao Plenário como forma de regularizar a questão envolvendo o FUNDEB e a Lei de Responsabilidade Fiscal, com o intuito de desonerar os recursos do FUNDEB das Despesas Correntes Líquidas do Município.

A surpresa foi que o mesmo projeto foi apreciado e apresentado pelo Senador Osmar Dias sob o nº PLS 265/2008, obteve relatório favorável por parte do Senador Marco Maciel – Comissão de Educação, e parecer aprovado na comissão  -  na época, quando o projeto aguardava aparecer da Comissão de Educação, passamos um abaixo-assinado em diversos eventos educacionais e municípios da região, a fim de unirmos forças para obtenção de parecer favorável e colhemos cerca de 1.200 assinaturas.


Hoje, o projeto se encontra, desde 19/09/2011, na Comissão de Assuntos Econômicos aguardando a realização de Audiência Pública (conforme relatório da tramitação anexo).

                                                           Diante dessa notícia, solicitamos a gentileza de nos fornecer uma cópia do relatório contrário referente ao PLS 265/2008, proferido por V.Excia., bem como nos informar sobre a previsão de data para realização da Audiência Pública sobre o caso em tela, haja vista que temos interesse em acompanhar por considerar o assunto em tela de extrema urgência para a classe do professorado, vez que se trata de ma is um instrumento de sustentabilidade à Valorização do Magistério, no âmbito nacional.

Na oportunidade, apresentamos nossos votos de elevado apreço e distinta consideração, colocando-nos à disposição para mais esclarecimentos acerca desse trabalho.

                                                           Atenciosamente,



Vereadora POLLYANA GAMA - PPS
                                                          Profª Pollyana




Exmo. Sr.
Senador Valdir Raupp
Brasília - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário