quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pollyana cobra cancelamento do
concurso para professor em Taubaté

Vereadora se reúne com candidatos e lança frente para exigir anulação;
concorrentes acionam Ministério Público Estadual

A vereadora Pollyana Gama (PPS), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Taubaté, cobra da Prefeitura a anulação do concurso público para professores da Rede Municipal de Ensino, realizado pelo Instituto Qualicon, no último domingo.

Em reunião com Pollyana, professoras decidem criar movimento
"Cancela Prefeito" para cobrar a anulação do concurso público

A empresa foi contratada pela Administração Municipal para realizar o certame que pretende preencher 224 vagas entre professor de educação infantil substituto; substituto I; substituto III nas disciplinas de artes, língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, língua portuguesa, ensino religioso e educação física, além de professor III substituto de educação especial e artes.

Nesta quarta-feira, 9, em reunião da vereadora com candidatos que fizeram a prova, os professores decidiram criar o movimento denominado “Cancela Prefeito” que pretende promover protestos para exigir do Executivo a anulação do certame. “As inúmeras reclamações estão fundamentadas e entendemos que o Prefeito precisa tomar atitude: cancelar o concurso e devolver o dinheiro ou então convocar uma empresa conceituada”, afirmou Pollyana.

Os professores afirmam que os principais erros do concurso foram a falta de lacre nas folhas de resposta; ausência de fiscalização no interior das salas de aula no decorrer da prova, o que possibilitou a troca de informações; erros de português; questões mal formuladas; questões que não continham resposta correta; o penúltimo candidato era liberado antes do último concluir a prova, conforme estabelece edital.

De acordo com o edital, o prazo para interpor recurso encerra nesta quinta-feira, 10, dois dias úteis após a publicação do gabarito. Os professores ainda devem ingressar com uma ação no Ministério Público para reforçar o pedido de cancelamento.

Na última segunda-feira, 7, a vereadora Pollyana produziu um requerimento cobrando explicações oficiais da Prefeitura sobre os problemas.

35 comentários:

  1. Eu sabia que isso ia acabar acontecendo. Bem feito, tem que anular mesmo, passei um nervoso, pois tinha que tirar bateria de celular, isso foi um absurdo. Que exigência foi essa perto de tantas irregularidades. Vi até candidato ir ao banheiro sem fiscal.Absurdo!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado os professores pedirem anulação pelo fato da prova estar difícil... é esse é o professorado de taubaté...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estava difícil...estava confuso , questões erradas e mal elaborados posso falar isso pois acertei 20. E estudei para acertar no minimo 35

      Excluir
    2. Ninguém disse que estava difícil! De onde você tirou esta informação? Interpretação das informações é bem vinda! Você deveria ser capaz de entender isso. Justamente pelo fato de ter sido professores que prestaram a prova que questões erradas e mal formuladas foram detectadas rapidamente, além da falta de organização da empresa que aplicou a prova.

      Excluir
    3. é isso ai muito bem, concordo plenamente...

      Excluir
  3. Na sala em que prestei o concurso ,o envelope com as provas estava levemente colado,pos foi facilmente aberto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha também,e fui a última a sair da sala e não me pediram para ficar para lacrar o envelope vergnhaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Excluir
  4. Quando vão aconteser os protestos?Quero participar!!!!

    ResponderExcluir
  5. E como fica a situação dos que passaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tambem quero saber...vamos ser prejudicados por isso?????

      Excluir
  6. Realmente estava totalmente desorganizado ,erros de português e resposta incorretas , uma questão que falava do batimento cardíaco de uma criança tinha duas alternativas corretas , outra a palavra sinônima estava escrito sinonimia fora outras mal formuladas .Essa empresa já fez outros concursos ? Pois é a primeira vez que ouvi falar .
    Ana Paula Campos do Jordão

    ResponderExcluir
  7. MUITO BEM POLLYANA, ESPERO MESMO QUE AS PROVAS SEJAM REALIZADAS NOVAMENTE POR UMA EMPRESA CAPAZ, COM O CONCURSO DA SABESP ACONTECEU A MESMA COISA E NO OUTRO DIA JÁ ESTAVA CANCELADO E AS PROVAS FORAM APLICADAS DE NOVO, NÃO FOI BARATO A INSCRIÇÃO ENTÃO NÃO PODEMOS DEIXAR QUIETO, ESTAMOS EM ANO DE ELEIÇÃO MELHOR ÉPOCA PARA EXIGIRMOS NOSSOS DIREITOS

    ResponderExcluir
  8. Pollyana, não acho justo cancelarem este concurso. Muitos dos que estão reclamando é porque não estudaram suficiente para uma prova difícil como esta. Eu estudei por quase 1 ano, me preparei, paguei cursinho e fui bem. E aí, como é que eu fico na história.
    Para mim, não houve irregularidade nenhuma. Na minha sala não houve ausência de fiscalização como afirma-se no post. Erros de português; questões mal formuladas; questões que não continham resposta correta são comuns em qualquer concurso, inclusive o de empresas conceituadas como a Vunesp e FCC.
    Muita gente alega que o que caiu no concurso não foi coerente com o Edital. Mentira! Tudo o que caiu estava no edital. O que faltou foi mais dedicação e estudo das pessoas para encarar uma prova difícil e complexa como esta. Antes uma prova difícil que selecione apenas os melhores profissionais, do que provas fáceis e ridículas como as que prestei em outras cidades, que deixam entrar profissionais sem conhecimento algum.
    Espero que você também pense nos que estudaram muito como eu e que conseguiram boa colocação.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acorda para a vida. Se as outras provas prestadas por voce foram tão faceis assim, porque está prestando de novo. Ta desempregado???
      Se a sua prova estava correta, otimo para você. Mais não queira comentar as provas dos outros. Até um imbecil percebe as falhas grotescas das provas para Professor, coisa que você sequer conseguiu perceber.
      Se é que tem gente que consegue gabarito antes da prova.,, né...

      Excluir
  9. Infelizmente mais um caso sem ser resolvido em nossa cidade; a população correndo atras de seus direitos e no enroleixon nunca da em nada...

    ResponderExcluir
  10. Realmente este concurso foi lamentável..quem realmente sabia não conseguiu passar... todas as colocações acima confirmaram-se na prova em que realizei.
    Espero receber o meu dinheiro de volta. Confesso que já estava muito desconfiada deste concurso em ano eleitoral.

    ResponderExcluir
  11. Concordo que havia erros na prova, algumas questões não estavam conforme o novo acordo ortográfico, principalmente a de LP, mas exigir o cancelamento porque a prova estava difícil?? Exagero! Não concordo, ainda mais com algumas postagens feitas aqui, tem que ser difícil mesmo, porque a quantidade de erros nestes posts, e erros "brutais"! Pelo menos sendo difícil, não teremos colegas que nem sabem escrever! Aos que passaram na prova, parabéns!! Em breve nos veremos!! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Cynthia, concordo com você que se o concurso foi dificil não deveria ser anulado, afinal, é dificil para todos. Porém, todo processo seletivo é regido por regras que são informadas pelo edital.
      A partir do momento que estas regras não são respeitadas, todos que se sentem lesados tem o direito de reclamar. Sou Engenheiro e corrigi as duas provas de matematica da minha esposa. Só de matemática (área que detenho bom conhecimento) achei 4 questões erradas (duas de manhã e duas no periodo da tarde). Pelos erros já se tem uma ideia do nivel da empresa que prestou os serviços.
      Existem também varios erros referentes a questões em que o conteudo não estava no escopo do edital (questão de primeiros socorros por exemplo).
      Avaliando o nível da administração publica da cidade e o valor pago pelo concurso, no minimo eu me questiono sobre a lisura deste processo.
      Para se ter uma ideia, a Qualicon é uma ONG e não requer licitação para prestar serviçoes as prefeituras. Só como comparativo, o valor do concurso de Pinda é de 20 reais.

      Excluir
    2. Adorei o comentário anterior.Esse bando de ignorantes tem medo de fazer a prova de novo e não passar hahahah

      Excluir
  12. Mas o principal é que não estou vendo nenhum tipo de comentário é que de acordo com a Lei O Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa que será obrigatório o uso a partir de 01/01/2013 e NO EDITAL NÃO ESTÁ MENCIONADO E NA PROVA ESTA SENDO COBRADO E COM QUESTÕES COBRANDO O NOVO ACORDO ESTAS QUESTÕES SERÃO ANULADAS NÃO É?

    ResponderExcluir
  13. Ah, não concordo com o cancelamento não! Pois se não tinha fiscalização e houve cola na hora da prova, por que não houve uma reclamação nesse mesmo momento? ahhhh, porque também tentou colar! Bombou, agora tá chorando! Vai estudar!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, você está equivocado. As regras do concurso tem que ser respeitadas. Tem que haver fiscalização correta sim e o edital tem que ser respeitado.
      Aqui em Taubaté temos que suspeitar de tudo. Vale lembrar que nunca foi de interesse do poder executivo concursar professores. Pelo contrario, era melhor manter os apadrinhados com contrato temporário em troca de votos. Espero que este não seja o seu caso. Só apos pressão do MP que a prefeitura resolveu fazer um concurso.
      Será que estas falhas e o nível do concurso não foram intencionais? Basta dar uma olhada na prova de matemática e ver os erros absurdos.
      Agora, por um lado concordo com voce. Esta declarando a sua posição e brigadno pelos seus direitos. Coisa que milhares de professores lesados não estão fazendo. Daqui a pouco vem a eleição e nimguem mais vai lembrar deste concurso.

      Excluir
  14. Deixo aqui o meu protesto contra o cancelamento! O Glauco está coberto de razão!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Olá, bom dia. Não concordo com o cancelamento. Na minha sala estava tudo ok, fiscalização, fiscal para levar ao banheiro,etc. Passei o domingo fazendo prova, sendo que trabalho a semana inteira de manhã, a tarde e a noite. Só tenho o fds para cuidar da família e da casa, além de todo trabalho que levo para casa (e sei que como eu, existe muuuuitas outras que também correm assim) e teremos que voltar outro domingo para realizar a prova novamente??? Anule o que tiver de fato errado, as quais estavam dificeis (sinto muito para quem não acertou)..... mas cancelar total não!!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Estes são os educadores de Taubaté? Acredito que como educadores os princípios da ética, moral e bons costumes deve vir em primeiro lugar, somos a principal classe que passamos esses valores aos seres humanos lutar por um mundo mais justo, correto entre outros príncipios. Acertei 35 questões mas qual a diferença? Diante de tantas injustiças e irregularidades que ocorreram neste concurso. Por todos esses discursos acima pensem no principal que é a escolha da profissão que muitos escolheram. São esses os valores que estão colocando no futuro de nossas crianças?. Diante do exposto me preocupo muito com isso como educadora que sou.

    ResponderExcluir
  17. cancelar as perguntas com 2 respostas certas concordo, mais não é justo cancelar o concurso e brincadeira rsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  18. cancelar as perguntas com 2 respostas certas concordo, mais não é justo cancelar o concurso e brincadeira rsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  19. Não prestei este concurso.
    Na minha opinião,quem não quer a anulação, ou é porque teve muita SORTE, ou porque já sabia as respostas "corretas" e sem nexo fornecidas por "alguem".
    PARABÉNS professora Pollyana por desagradar pessoas mal intencionadas.
    Luciano Taubaté-SP

    ResponderExcluir
  20. Sr Glauco. O sr sabia do concurso hà um ano. Como o sr descobriu antes de todos?

    ResponderExcluir
  21. Quem obteve a nota de maneira lícita, quer a anulação!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Muita conversa e pouca sabedoria, a prova foi sim mal elaborada e tinha várias questões ambiguas, sem a resposta correta e com duas respostas correta, um absurdo. Só não viu quem não sabe de nada mesmo e outra disseram que se houver mais de seis questões erradas o concurso será anulado sim, e para os inteligentes que sabe que teve muito mais que isso é causa ganha sim, mas a classe dos professores é ,muito egoísta e desunida.

    Obs: Lá começo dos comentários uma professora disse que escreveram sinonimia do lugar de sinonimo, pelo amor de deus amiga pegue um dicionário e pense antes de optar...nossa CLASSE JÁ É MUITO ESCULHAMBADA!

    ResponderExcluir
  23. GOSTARIA DE SABER SE JAH ESTÃO DEVOLVENDO O DINHEIRO DO CONCURSO PARA PROFESSOR DE PORTUGUÊS.
    PRECISA SER DIVULGADO PARA QUE TODOS TENHAM ACESSO E CONSIGAM ENTRAR COM O PEDIDO DA DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO.
    ONDE REQUERER A DEVOLUÇÃO???? QUAL O PRAZO???? ESPERO QUE NÃO DIFICULTEM A NOSSA DEVOLUÇÃO QUE É O NOSSO DIREITO. PRECISAMOS IR NO PROCON.....

    ResponderExcluir
  24. estudei muito pra esse concurso nao acho justo cancelarem pois so queremos mostrar que ainda existe gente realmente interessada em dar o melhor de si pagamos por esse concurso so queremos uma chance pra mudar a educaçao e de trabalhar honestamente nao cancelem

    ResponderExcluir